domingo, 18 de abril de 2010

Colectiva (?) DANDY na Dama Aflita

Uma exposição de Ilustração não é só uma exposição de ilustrações. Na verdade, o menos interessante numa exposição de Ilustração será a condição dos trabalhos expostos enquanto “ilustrações" (1). Enquanto exposição, tudo isto se complica se ela resulta de um colectivo com pequeníssimas afinidades, uma “salade aux artistes”, convidados a ilustrar um mesmo texto-tema de partida, já em si extemporâneo(!), coleccionados num espaço aflito em dedicar-se à Ilustração. Um imenso corredor... sem portas de saída, ou entrada. Como sair vivo daqui? Como encontrar as bordas deste pot-pourri? Por acaso. Felizmente o saldo é positivo: há sempre mais quem ganhe com isto do que quem perca. E a vida continua.

A intenção é boa, sobretudo no seguimento do programa sério estipulado por esta galeria — promover o desenvolvimento da Ilustração, do Desenho e dos seus autores. Mas é daquelas exposições que têm tudo para dar certo. E dão. Nada falha. Quase nada sai fora dos planos. A sensaboria é proporcional às rédeas auto-propostas, mas o programa é cumprido e os jovens coleccionadores aparecem. E mais ninguém fala no assunto, para não variar! Ou, quando fala, fica-se invariavelmente nas redomas da categorização académica, histórica e ontológica de que o bicho-ilustração ainda não se livrou (2).

Olhemos um pouco mais de perto as diferentes abordagens propostas pela quarentena de artistas convidados (3) : à parte os cinismos, os trocadilhos, as gracinhas e os beliscões, a desmultiplicação autoral, fora o bricolage, ou as abordagens fetichistas — entre outros fenómenos globais da arte contemporânea— fora as interpretações mais literais, e o cenário geral fica um pouco despido. Uma espécie de retrato de grupo de um agregado internacional de crianças órfãs de um mesmo dandy. Muito pouco escapa à maior parte dos trabalhos. O que é que escapou à exposição?


Vista geral da exposição e banca de publicações


João Maio Pinto


Nuno de Sousa


Ana Torrie & Filipe Abranches


Carlos Pinheiro


Miguel Carneiro


José Feitor + André Lemos & Marco Mendes
----------------------------------
(1) The Ressabiator
(2) Ler BD
(3) Dama Aflita

2 comentários:

mgw disse...

o que andam estes gajos a cozinhar?
Lebre? Coelho?

Miguel Carneiro disse...

A Mula hibernou! Alguém nos disse que a viu comer marmotinhas de rabo-na-boca num tasco em Matosinhos... Os gajos, esses, andam por aí à procura de sombra. A febre dos fenos anda à solta!!