quinta-feira, 21 de junho de 2007

Os Gajos da Mula vão à TROPA!!



7ª Feira Laica na Bedeteca de Lisboa
23 e 24 de Junho de 2007
23 de Junho: das 14 às 22H | 24 de Junho: das 14 às 20H

A cooperativa Laica regressa aos jardins da Bedeteca para a reposição de um clássico de verão. Uma verdadeira orgia de comércio cultural justo. Do disco de vinilo em 2ª mão ao último fanzine, do acessório de moda ao original de ilustração, de objectos vintage à serigrafia, quase tudo o que interessa pode ser adquirido na Laica.
O evento cultural mais total de que há memória.
+


#1.: Exposição de ilustração «Tropa Macaca»

Inaugura dia 23 e está patente até dia 25 de Agosto.

"Todos os anos magotes de jovens, valorosos talentos, são recrutados e enviados para a frente profissional da selva dos periódicos e editoras, entidades perigosas no trato com o inimigo e traiçoeiras na movimentação bélica. O ilustrador é tropa macaca, soldado raso e carne para canhão, mas ao mesmo tempo um empecilho porque responde ao inimigo (o editor cinzento e o designer resignado) com imaginação e destreza – muito para além do que lhe foi pedido – e por isso é visto com desprezo por quase todos.

Estes talentos-armados insistem contra todas as expectativas e contra todos até porque, para dizer a verdade, eles não sabem fazer outra coisa a não ser disparar no papel ou no monitor figuras estropiadas e contorcidas, cenários devastados, armas de morte, instrumentos de tortura e vítimas de situações extremas. Se ao menos pudessem voltar para uma casa editorial onde todos os respeitassem e os amassem… mas não! O mundo é cruel e sem sentido…

Quando se anunciou que na Feira Laica iria haver uma exposição com um apanhado destas imagens dramáticas realizadas no último ano por bravos soldados como José Feitor, Jucifer, João Maio Pinto, Edgar Raposo, Luís Henriques, Artur Varela, Zé, Miguel Carneiro, João Fazenda, Marco Mendes, Rui Vitorino Santos, Júlio Dolbeth, Bruno Borges, Ana Menezes, André Lemos, Pedro Zamith, Filipe Abranches, Rosa Baptista, Nuno Sousa, Carlos Pinheiro, Sérgio Viera, Daniel Lopes, Mina Anguelova, Joanna Latka e Christina Casnellie só me apeteceu chorar, tal como todos os anos choro quando visito a “World Press Photo”, aquela exposição onde se revive as melhores desgraças do ano… Pior que a Guerra são os voyeuristas, que poderão encontrar entre 23 de Junho e 25 de Agosto mais um conjunto de imagens de combates ferozes desta Tropa Macaca."

Olivais, 11/06/07

Sub-comandante Marcos

(Mais informação AQUI)

3 comentários:

MMMNNNRRRG disse...

agora é que vão ficar uns homenzitos, cargu!!!

Anônimo disse...

Oi, Miguel,não tenho o teu mail,por isso vai ser público!Esperos que vejas antes de Agosto...sobre aquele espaço em Berlim que falamos,para fazeres uma apresentação da Mula(já que vais a Berlim em Agosto) a morada está na sombra chinesa em tem um link.
Em relação ao tal jantar para QÍnferno,estou ocupada até 15 de Julho, mas paro para jantar! Por isso é melhore seres tu a marcar um dia,n estou com cabeça.
um abraço
Carlota

Anônimo disse...

ups ...errata: melhore para melhor.