domingo, 10 de junho de 2007

Grande Prémio de Desenho + Edições Mula & Senhorio no Seixal



6ª Feira Laica - 1, 2 e 3 de Junho
Integrada no Festival Portugal a Rufar 2007 Antiga fábrica Mundet / Seixal


"A convite da associação Tocá Rufar a cooperativa Laica rumou até ao Seixal e montou arraiais. Os irmãos laicos estiveram separados. A malta do artesanato urbano ficou no recinto junto às comidas, em tendas próprias, enquanto os operários gráficos se instalaram de armas e bagagens no fabuloso Armazém do Champanhe Aglomerado (local onde eram produzidas as rolhas das garrafas de champanhe - a Fábrica Mundet operava com derivados de cortiça). O projecto era ambicioso: duas exposições (Chhiuuuuu! Os tom-toms ecoam nas profudezas da Selva, concebida propositadamente para o evento, e uma selecção do Grande Prémio de Desenho, exposição organizada pelos confrades da Mula, do Porto) nas quais participaam um sem número de ilustradores nacionais que incluiam entre outros Filipe Abranches, Miguel Carneiro, Nuno de Sousa, Arlindo Silva, André Lemos, Rosa Baptista, José Feitor, Jucifer e Ana Menezes, entre muitos outros, e uma oficina de Fanzines, orientada pelo João Bragança, a Joana Figueiredo e o José Feitor, na qual nos propunhamos trabalhar com crianças, através do desenho, e produzir depois um fanzine, com uma capa serigrafada.(...)"

(informação roubada AQUI)

4 comentários:

carla disse...

A ver se eu percebi bem!!!! uma selecção do Grande Prémio de Desenho- este é novo? ou é uma selecção da exposição realizada no Senhorio? se é da última que se trata, eu percebi mal, ou aqui dizem que foram os compadres da mula que o organizaram? se se trata do Grande Prémio de Desenho no Senhorio, era bonito repor a verdade.

e ainda...

Olha que xunga!!! depois do winner takes it all/wall/ afinal separam-se os desenhos// qual foi o critério da selecção? Apenas aqueles cujo papel está menos de 50% preenchido (alguem me disse que um prof nas Belas Artes chegou a esta conclusão para distinguir desenho de pintura) ou escolheram os mais votados? Ou terão sido os melhores?

mas friso - se calhar não percebi e vocês organizaram um grande prémio por lá, foi?

Anônimo disse...

hei!as mulas vão a sto tirso este fim de semana ou quê?

Miguel Carneiro disse...

não,sim,sim,não,não,não!

Acho que não percebeste bem... Se tivesses lido com mais atenção poupavas tanta retórica e patinavas menos dentro das botas, está tudo no texto (e no link anexo):

A organização da Feira Laica foi convidada para participar num encontro internacional de percussão com uma exposição de ilustrações mais ou menos alegóricas ao tema do qual resultou a exposição: "Chhiuuuuu! Os tom-toms ecoam nas profudezas da Selva".

A este evento juntou-se uma outra exposição, proposta por mim, baseada na colecção resultante do Grande Prémio de Desenho. Queria que os desenhos pudessem ser vistos fora do contexto do Senhorio e como tal fiz uma selecção dos que considero mais pertinentes. Daí aparecer no texto que a organização é dos Gajos da Mula.

Quanto às outras suposições parecem-me um tanto ou nada despropositadas!

Miguel Carneiro disse...

Quanto à questão de Santo Tirso: A Mula não participou nesse evento!